terça-feira, 27 de março de 2012

Provas livres do graduado em educaçom secundária

Até o 30 de março está aberto o prazo de inscriçom nas provas livres para a obtençom do título de graduado em educaçom secundária dirigidas às pessoas maiores de 18 anos. Os exames realizarám-se em sessons de manhã e tarde o dia 27 de abril, enquanto a convocatória de setembro está fixada para o dia 13.
A convocatória da ediçom 2012 destas provas no DOG pode ver-se aqui. Pola sua parte no sítio web do ensino de pessoas adultas da conselharia de educaçom pode consultar-se mais informaçom de interesse sobre a organizaçom e o tipo de conteúdos das provas ao tempo que ver exemplos de exames de anos anteriores.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Mais ultraliberalismo na educaçom: agora o BBVA

O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) vem de pôr em marcha um programa educativo destinado ao alunado de primária e do primeiro ciclo da ESO em Espanha , enquanto em Portugal vai destinado ao alunado dos três ciclos do ensino básico, com o objetivo geral de “trabalhar por um futuro melhor para as pessoas”. O seu título é Valores de Futuro e pretende dotar ao alunado de recursos e ferramentas para manejar e manejar-se da melhor maneira com o dinheiro e o seu uso.
 O programa educativo está dividido em sete blocos temáticos que incluem 56 unidades didáticas através das que se vai destilando a postura do BBVA com respeito ao uso do dinheiro na vida de rapazes e raparigas de entre 6 e 14 anos. O objetivo explícito é converter esta audiência em futuros consumidores, hipotecados e investidores, totalmente inseridos na dinâmica bancária. O discurso é completamente acrítico e parcial, legitima o capitalismo de face mais neoliberal e tem como objetivo que o alunado assuma o statu quo atual, no que a banca aparece como um agente financeiro e social indiscutível. Mais umha vez o assalto do ultraliberalismo na educaçom, como no recente caso da fundaçom Empieza por Educar.
Umha análise mais detalhada das implicaçons do programa educativo "Valores de Futuro" pode ver-se no periódico Diagonal do 12 de março.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Declaração Internacional da Marcha Mundial das Mulheres - 8 de março

Neste 8 de março, nós, as mulheres da Marcha Mundial das Mulheres, seguimos marchando, resistindo, e construindo um mundo para nós, os outros, os povos, os seres vivos e a natureza.
Nossas ações continuam enfrentando embates com o paradigma mortal do capitalismo, com suas falsas soluções para as crises e com a ideologia fundamentalista conservadora.
Vivemos uma crise do sistema capitalista, racista e patriarcal que, para se sustentar, impõe brutais "medidas de austeridade" que obrigam a nós, os povos, a pagar por uma crise que não provocamos: são cortes nos orçamentos de todos os serviços sociais, diminuição de salários e de pensões, estímulo à guerras e avanço da mercantilização de todas as esferas da vida. Nós, as mulheres, pagamos o preço mais alto: somos as primeiras a ser demitidas e, além das tarefas domésticas mais habituais, somos obrigadas a assumir as funções antes cobertas pelos serviços sociais. Tais medidas carregam o peso da ideologia patriarcal, capitalista e racista e são expressão de políticas de incentivo para que voltemos ao mundo privado, ao mesmo tempo que estimulam o avanço da prostituição e da venda das mulheres, o aumento da violência contra nós, o tráfico e as migrações.
Denunciamos a contínua imposição de acordos de livre comércio, que tentam transformar os bens comuns como saúde, educação e água em mercadorias, e aprofundam um mercado de exploração da mão de obra barata nos países do Sul. Recusamos a cultura do consumo que empobrece mais as comunidades, gerando dependência e exterminando as produções locais.
 Nos solidarizamos com as mulheres em luta na Europa, especialmente na Grécia mas também em Portugal, Galiza, Estado Espanhol, Itália e Macedonia, que se estão organizando para resistir à ofensiva neoliberal e retrógrada promovida pelas instituições financeiras e políticas, e seus próprios governos, a serviço dos interesses das corporações transnacionais. Nos solidarizamos também com todas as mulheres do Sul que enfrentam a fome, a pobreza, a superexploração do trabalho e a violência, mas que seguem construindo sua resistência.

terça-feira, 6 de março de 2012

XX Jornadas de Orientaçom Universitária e Profissional na Corunha

Já está em marcha o processo de inscriçom do alunado nas diversas atividades destas jornadas que se vam celebrar na Corunha desde a última semana de março até a terceira de abril sob a organizaçom do Concelho da Corunha e com a colaboraçom das três universidades galegas.
As jornadas, que este ano alcançam a vigésima ediçom, estám dirigidas ao alunado de ensino secundário com a finalidade de ajudar na toma de decissons académicas e profissionais.
Do 26 ao 29 de março (e extraordinariamente o 11 de abril) desenvolvem-se as visitas a todos os centros públicos da Corunha nos que se pode cursar algum título de formaçom profisional, tanto de grau médio como de grau superior. O programa detalhado destas visitas pode-se ver aqui.
A quinta-feira 12 de abril terám lugar umhas mesas informativas sobre estudos profissionais e artísticos com as características de serem nom regulados ou de apresentar singularidades (por exemplo, formaçom militar e de seguridade, estudos nom regulados de turismo, estudos superiores de teatro ou de desenho, ...).
Pola sua parte, entre o 16 e o 20 de abril celebram-se as mesas informativas sobre estudos universitários com a participaçom de alunado, docentes e profissionais relacionadas com as diversas áreas e titulaçons. A distribuiçom dos horários das mesas ao longo dos cinco dias pode consultar-se aqui.