A atribuiçom horária semanal para as diferentes matérias no projecto da conselharia mostra aspectos surpreendentes. Em primeiro lugar nom parece admissível incluir no cômputo geral as horas correspondentes à religiom, que nom faz parte do currículo e por isso só aparece mencionada numa disposiçom adicional. Também inaudita é a proposta de uma sessom semanal (e só no primeiro curso) para a Educaçom física (?!). Qual é o papel dumha matéria no bacharelato que só conta com umha sessom semanal em primeiro? De facto este tempo e lugar si é apropriado para as actividades de tutoria e orientaçom em ambos cursos, como contempla admiravelmente o correspondente projecto em catalunya, mas semelha pouco provável que os alquimistas de sao caetano tenham reparado em detalhes desta "ínfima" importância.
Por outra banda nom vejo como defender/justificar as duas horas da clássica Filosofia, agora recarregada com a mediática "cidadania", ante as três horas da recém-chegada, porém bem-vinda, Ciências para o mundo contemporâneo. Que impede igualar com três horas estas duas matérias que cumprem funçons semelhantes e perseguem objectivos complementares?
Era esta uma boa ocasiom para revisar e ajustar de forma racional a desfeita curricular perpetrada há seis anos em matérias como a História de 2º, mas tudo indica que no seu lugar seguiremos a discutir se três, quatro ou quarenta som suficientes sessons para desenvolver o "programa".
E ainda resta por conhecer as matérias de 2º que serám obrigadas nas diferentes vias das provas de acesso à universidade. Mas como isto compete à comissom interuniversitária haverá que aguardar tal vez um ano ...
Mais madeira? Si: a limitada oferta geral de optativas, os impedimentos organizativos que se pretendem incluir para repetir 1º e cursar matérias de 2º, as restriçons previstas na oferta de modalidades, ...
Por outra banda nom vejo como defender/justificar as duas horas da clássica Filosofia, agora recarregada com a mediática "cidadania", ante as três horas da recém-chegada, porém bem-vinda, Ciências para o mundo contemporâneo. Que impede igualar com três horas estas duas matérias que cumprem funçons semelhantes e perseguem objectivos complementares?
Era esta uma boa ocasiom para revisar e ajustar de forma racional a desfeita curricular perpetrada há seis anos em matérias como a História de 2º, mas tudo indica que no seu lugar seguiremos a discutir se três, quatro ou quarenta som suficientes sessons para desenvolver o "programa".
E ainda resta por conhecer as matérias de 2º que serám obrigadas nas diferentes vias das provas de acesso à universidade. Mas como isto compete à comissom interuniversitária haverá que aguardar tal vez um ano ...
Mais madeira? Si: a limitada oferta geral de optativas, os impedimentos organizativos que se pretendem incluir para repetir 1º e cursar matérias de 2º, as restriçons previstas na oferta de modalidades, ...
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