terça-feira, 22 de abril de 2008

Provas de acesso à F.P. de grau médio

Até o próximo dia 30 de abril está aberto o prazo de inscriçom para as provas de acesso aos ciclos de F.P. de grau médio que se desenvolverám o dia 5 de junho, em horário de manhã e tarde. As qualificaçons provisionais darám-se a conhecer o dia 13 e, trás o período de reclamaçons, publicarám-se as qualificaçons definitivas o dia 27.
Os diversos aspectos do procedimento podem consultar-se neste manual de acesso, no que também se incluem os contidos e os critérios de avaliaçom das provas.
Toda a informaçom relativa a estas provas pode ver-se na web-fp da conselharia de educaçom.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Bacharelato: segunda achega

A atribuiçom horária semanal para as diferentes matérias no projecto da conselharia mostra aspectos surpreendentes. Em primeiro lugar nom parece admissível incluir no cômputo geral as horas correspondentes à religiom, que nom faz parte do currículo e por isso só aparece mencionada numa disposiçom adicional. Também inaudita é a proposta de uma sessom semanal (e só no primeiro curso) para a Educaçom física (?!). Qual é o papel dumha matéria no bacharelato que só conta com umha sessom semanal em primeiro? De facto este tempo e lugar si é apropriado para as actividades de tutoria e orientaçom em ambos cursos, como contempla admiravelmente o correspondente projecto em catalunya, mas semelha pouco provável que os alquimistas de sao caetano tenham reparado em detalhes desta "ínfima" importância.

Por outra banda nom vejo como defender/justificar as duas horas da clássica Filosofia, agora recarregada com a mediática "cidadania", ante as três horas da recém-chegada, porém bem-vinda, Ciências para o mundo contemporâneo. Que impede igualar com três horas estas duas matérias que cumprem funçons semelhantes e perseguem objectivos complementares?

Era esta uma boa ocasiom para revisar e ajustar de forma racional a desfeita curricular perpetrada há seis anos em matérias como a História de 2º, mas tudo indica que no seu lugar seguiremos a discutir se três, quatro ou quarenta som suficientes sessons para desenvolver o "programa".

E ainda resta por conhecer as matérias de 2º que serám obrigadas nas diferentes vias das provas de acesso à universidade. Mas como isto compete à comissom interuniversitária haverá que aguardar tal vez um ano ...

Mais madeira? Si: a limitada oferta geral de optativas, os impedimentos organizativos que se pretendem incluir para repetir 1º e cursar matérias de 2º, as restriçons previstas na oferta de modalidades, ...

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Bacharelato galego: primeira análise

Vimos de conhecer o anteprojecto do decreto que a Conselharia está a elaborar para regular o novo bacharelato. As novidades sobre o marco já fixado polo ministério aparecem especialmente na distribuiçom das matérias de modalidade entre o primeiro e o segundo cursos e na atribuiçom horária para as diferentes matérias (comuns, de modalidade e optativas) ao longo da etapa.
Quadro das matérias do bacharelato, segundo o actual projecto
Com independência da modalidade escolhida, o alunado deverá cursar um total de 11 matérias comuns (6 em primeiro + 5 em segundo). Junto a estas haverá de cursar seis matérias de modalidade, levando em conta que entre as três de cada curso haverá uma obrigada. Desta sorte, quem escolher a modalidade de Ciências e Tecnologia cursará necessariamente Matemáticas I em primeiro e Matemáticas II em segundo. De igual maneira, quem escolher a modalidade de Humanidades e Ciências Sociais cursará História do mundo contemporâneo em primeiro e Geografia em segundo. E outro tanto acontece nas duas vias da modalidade de Artes, como se pode ver no quadro. Eis portanto que a margem de decisom para o alunado de qualquer modalidade vem representada na prática pola eleiçom de seis matérias em toda a etapa: quatro matérias de modalidade (2 em primeiro + 2 em segundo) e duas optativas (1 em primeiro + 1 em segundo).

Afirma-se a estrutura única das modalidades Ciências e Tecnologia e Humanidades e C. Sociais, porém afirma-se também que a conselharia poderá fixar blocos de três matérias nestas modalidades para o conjunto da etapa (?). Em todo caso, a escolha de determinadas matérias no segundo curso depende da opçom realizada em primeiro: as matérias com nível II precisam ter cursado e superado as de igual nome com nível I. Ademais outras matérias de 2º precisam conhecimentos prévios de matérias de 1º: Electrotecnia, Física e Química precisam conhecimentos de Física e Química; Ciências da terra e meio-ambientais e Biologia precisam conhecimentos de Biologia e Geologia. Sem embargo nom se estabelece uma relaçom semelhante entre Economia da empresa de 2º e Economia de 1º (?).